DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

Com este dia, a ONU pretende homenagear as mulheres de todas as nações, que viram o seu papel na sociedade menorizado e os seus direitos violados por terem nascido mulheres e que lutaram por direitos de cidadania, iguais aos direitos reconhecidos aos homens. O Dia da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 1911. Foi a iniciativa de Clara Zetkin, aprovada no congresso internacional das mulheres na Internacional Socialista em 1910. Nos primeiros anos foi celebrado em dias diferentes, mas sempre em Março, a 19 e a 25, dependendo dos diferentes contextos ou países. Após a greve das operárias russas, a 8 de Março de 1917, que marcou o início da Revolução Russa, passou a ser celebrado a 8 de Março. A Organização das Nações Unidas instituiu oficialmente esta data como Dia Internacional da Mulher em 1975.

Pelo interesse de que se reveste, destacamos que, a nível nacional, a CIG realizará duas grandes ações para assinalar este dia:

1) de 1 de março a 25 de abril, a CIG homenageará diariamente, através das suas redes sociais, duas mulheres que contribuíram para a promoção da igualdade e da democracia.

2) a 8 de março, será transmitido virtualmente, nos canais de Youtube da CIG e da LUSA, um debate intitulado "Mulheres de Abril", entre Ana Maria Braga da Cruz, Aurora Rosa Rodrigues, Regina Tavares da Silva e Francisca Van Dunem.

  • Partilhe